Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação participa na inauguração da exposição comemorativa do centenário da morte de Camilo Pessanha
A Vice-Ministra e Ministra em exercício dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Jesuína Maria Ferreira Gomes, participou, no dia 19 de junho de 2026, na inauguração da exposição “Há de ir humilde / atravessando o mar”, que assinala o centenário da morte de Camilo Pessanha. A cerimónia decorreu no Centro Cultural da Embaixada de Portugal em Díli e reuniu mais de uma centena de participantes.

A Vice-Ministra proferiu breves palavras durante a sessão de abertura e destacou a importância da obra de Camilo Pessanha e o seu contributo para o património literário da língua portuguesa. Na sua intervenção, salientou que o poeta simbolista continua a representar uma voz que ecoa na alma da língua portuguesa e reforça os laços culturais e linguísticos entre os povos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Realizada pela primeira vez em Timor-Leste, a exposição presta homenagem a um importante nome da poesia portuguesa, cuja obra permanece viva e continua a inspirar sucessivas gerações de leitores. O evento resultou de uma parceria entre a Embaixada de Portugal, a Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL), o Departamento do Ensino da Língua Portuguesa, o Centro de Língua Portuguesa, a Escola Portuguesa de Díli e a Escola CAFE de Díli.
A peça central da exposição é uma instalação artística criada pela Arte Moris.
A exposição encontra-se aberta ao público no Centro Cultural da Embaixada de Portugal em Díli, com entrada gratuita.






































