Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação reforça implementação da "Nova Parceria para uma Nova Era" durante visita à Austrália

Qui. 25 de junho de 2026, 15:58h
730491241_1327665532198943_1653924453854664275_n

O Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Bendito dos Santos Freitas, assinou, no dia 24 de junho de 2026, em Camberra, Austrália, um Memorando de Entendimento com a Ministra dos Negócios Estrangeiros da Austrália, Penny Wong, para institucionalizar o Diálogo de Altos Funcionários entre os dois países, no âmbito do reforço da implementação da "Nova Parceria para uma Nova Era", lançada pelos Primeiros-Ministros de Timor-Leste e da Austrália em janeiro deste ano.  730771611_1648744003096614_3265659274020784681_n 730515907_2948089342201548_7510579196762811619_n 731525405_1024179870302496_5953774397278561021_n 731093974_4314684748780284_680336917700054334_n 729939828_1270908198224107_8793519783675822226_n 730608556_27752394787689683_4936552872365098878_n

O Memorando de Entendimento estabelece um mecanismo permanente de diálogo entre altos funcionários dos dois países, através de reuniões anuais destinadas a acompanhar a execução do Plano de Ação Conjunto da parceria bilateral. O objetivo é reforçar a cooperação institucional e promover resultados concretos nos domínios político, económico, da segurança e das relações entre os povos.

Após a cerimónia de assinatura, o Ministro Bendito dos Santos Freitas e a Ministra Penny Wong realizaram um encontro bilateral durante um pequeno-almoço de trabalho, no qual analisaram os progressos alcançados na implementação da "Nova Parceria para uma Nova Era", discutiram as prioridades do Plano de Ação Conjunto e abordaram novas oportunidades de cooperação, nomeadamente nas áreas da integração de Timor-Leste na ASEAN, desenvolvimento económico, mobilidade laboral, educação, segurança regional e desenvolvimento sustentável.

No mesmo dia, o Ministro reuniu-se igualmente com a Ministra para o Desenvolvimento Internacional da Austrália, Anne Aly, para avaliar o ponto de situação da implementação da parceria estratégica e identificar prioridades para a concretização das iniciativas previstas no Plano de Ação Conjunto.

Durante o encontro, Bendito dos Santos Freitas agradeceu o apoio contínuo da Austrália ao desenvolvimento de Timor-Leste e destacou a importância da cooperação nas áreas do desenvolvimento do setor privado, do desenvolvimento do capital humano, da mobilidade laboral e da integração de Timor-Leste na ASEAN, incluindo a preparação para a Presidência timorense da organização em 2029.

Os dois Ministros sublinharam igualmente o contributo dos programas de mobilidade laboral para a criação de oportunidades de emprego e para o desenvolvimento de competências, tendo discutido medidas para reforçar a formação em língua inglesa, a preparação antes da partida e a proteção dos trabalhadores timorenses. A reunião abordou ainda oportunidades para aprofundar a cooperação no setor agrícola, em particular na produção de café, através da investigação, do desenvolvimento da cadeia de valor e do aumento da produtividade.

 As reuniões contaram igualmente com a participação da Embaixadora de Timor-Leste na Austrália, Inês Almeida.

   Topo