Secretário de Estado do Desenvolvimento Local participa na gravação de mais uma edição do programa “Página do Governo”

Qui. 25 de junho de 2026, 10:23h
WhatsApp Image 2026-06-25 at 11.05.30 (1)

O Secretário de Estado do Desenvolvimento Local, Mateus dos Santos Tallo, participou hoje, dia 25 de junho de 2026, na gravação de um novo episódio do programa “Página do Governo”, uma iniciativa da Presidência do Conselho de Ministros que visa aproximar os cidadãos da ação governativa, através da divulgação das políticas, programas e prioridades das diferentes áreas de governação. WhatsApp Image 2026-06-25 at 11.05.29 WhatsApp Image 2026-06-25 at 11.05.30 WhatsApp Image 2026-06-25 at 11.05.28 (1) WhatsApp Image 2026-06-25 at 11.05.31 WhatsApp Image 2026-06-25 at 11.05.29 (1) WhatsApp Image 2026-06-25 at 11.05.28

Durante a entrevista, o Secretário de Estado apresentou as atribuições da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Local, que coadjuva o Ministro da Administração Estatal no exercício das suas funções, destacando o seu papel na promoção do desenvolvimento local, no reforço da administração local e na implementação da política de descentralização e autonomia municipal do IX Governo Constitucional.

O programa incidiu igualmente sobre os mecanismos de promoção da participação comunitária e da inclusão social, bem como sobre o processo de elaboração dos Planos de Desenvolvimento Comunitário e dos Planos de Desenvolvimento Municipal, instrumentos que visam assegurar que o desenvolvimento responde às necessidades e prioridades das comunidades. Foram ainda apresentados os avanços na elaboração destes planos nos sucos e municípios.

No final da entrevista, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Local deixou uma mensagem às comunidades e às autoridades locais, reafirmando o compromisso do Governo em promover uma administração local mais próxima dos cidadãos e um desenvolvimento participativo, inclusivo e sustentável em todo o território nacional.

Promovido pelo Gabinete do Porta-Voz do Governo, liderado pelo Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Agio Pereira, o programa “Página do Governo” é produzido em parceria com a Rádio e Televisão de Timor-Leste (RTTL) e os órgãos de comunicação nacionais, com o objetivo de reforçar a transparência governativa, a prestação de contas e o acesso dos cidadãos à informação sobre as principais decisões e políticas do Executivo.

O “Página do Governo”, que conta com Nélia Chaves como entrevistadora e com Ika Moniz como produtora executiva, afirma-se como um espaço de diálogo institucional centrado no interesse público. O programa, gravado pela RTTL, conta ainda com o apoio técnico das equipas de comunicação do Gabinete do Primeiro-Ministro, da Presidência do Conselho de Ministros e do gabinete do membro do Governo entrevistado.

O episódio com o Secretário de Estado do Desenvolvimento Local será transmitido em breve na RTTL e nas redes sociais.

Todos os programas já transmitidos estão disponíveis no canal de YouTube @PCMPAGINADOGOVERNOTIMORLESTE

 

   Topo