Timor-Leste apresenta a experiência da implementação do Balcão Único e da digitalização dos serviços públicos no Fórum das Nações Unidas

Qui. 25 de junho de 2026, 09:58h
731462278_122288312510033433_5050810030303839678_n

O Ministro da Administração Estatal, Tomás do Rosário Cabral, participou entre os dias 23 e 25 de junho de 2026, em Tbilisi, Geórgia, no Fórum das Nações Unidas sobre o Serviço Público (UN Public Service Forum 2026), realizado sob o tema "Transformar as Instituições Públicas através da Inovação, Responsabilidade, Participação e Inclusão". 731357096_122288318636033433_7354808564125323746_n 731252764_122288318726033433_8384833409717422653_n 730196922_1010657954698135_380742776976823531_n

A participação de Timor-Leste decorreu na sequência de um convite da Comissão Organizadora, presidida pelo Ministro da Justiça da Geórgia, Paata Salia, e refletiu o reconhecimento internacional dos progressos alcançados por Timor-Leste na modernização da Administração Pública, em particular através do modelo do Balcão Único e da expansão da digitalização dos serviços públicos até ao nível dos sucos.

O Fórum reuniu ministros, altos responsáveis governamentais, representantes das Nações Unidas, especialistas, académicos, organizações da sociedade civil, setor privado e parceiros de desenvolvimento para debater soluções destinadas a reforçar a inovação, a responsabilização, a participação e a inclusão na prestação de serviços públicos, promovendo uma administração pública mais eficiente e centrada nos cidadãos.

A sessão de abertura foi presidida pelo Primeiro-Ministro da Geórgia, Irakli Kobakhidze, contando igualmente com a participação do Subsecretário-Geral das Nações Unidas para os Assuntos Económicos e Sociais, Li Junhua, e do Ministro da Justiça da Geórgia e Presidente da Comissão Organizadora, Paata Salia.

Na primeira sessão plenária, dedicada ao tema "Prestação de serviços públicos universais e promoção de uma administração pública inclusiva através da inclusão digital", o Ministro Tomás do Rosário Cabral apresentou a experiência de Timor-Leste na implementação do Balcão Único nos 12 municípios, na Região Administrativa Especial de Oe-Cusse Ambeno (RAEOA) e na Autoridade Administrativa de Ataúro, bem como o processo de digitalização dos serviços públicos, já implementado nos 472 sucos do país.

À margem do Fórum, o Ministro reuniu-se com o seu homólogo da Geórgia, Paata Salia, para discutir oportunidades de cooperação nas áreas da digitalização e da modernização dos serviços públicos. Durante o encontro, o Ministro georgiano partilhou a experiência do seu país na utilização da transformação digital para reforçar a transparência, fortalecer as instituições públicas e aumentar a confiança dos cidadãos.

O Ministro Tomás do Rosário Cabral agradeceu o convite dirigido a Timor-Leste e manifestou o interesse do Governo em aprofundar a cooperação e a troca de experiências com países que desenvolveram soluções inovadoras na administração pública. O governante convidou ainda o Ministro da Justiça da Geórgia a visitar Timor-Leste para conhecer o funcionamento do Balcão Único. As duas partes acordaram manter contactos técnicos com vista à preparação de um futuro acordo de cooperação.

Durante a visita à Geórgia, a delegação timorense, chefiada pelo Ministro da Administração Estatal e integrada pelo Chefe do Gabinete, pela Diretora-Geral da Simplificação e Modernização Administrativa Local e pela Assessora Jurídica do Ministério, realizou ainda reuniões bilaterais com responsáveis governamentais da Tailândia, da Indonésia e do Uzbequistão. Estes encontros permitiram trocar experiências sobre os temas centrais do Fórum e identificar oportunidades para o desenvolvimento de futuras iniciativas de cooperação no domínio da administração pública e da prestação de serviços aos cidadãos.

 

   Topo