Ministro do Ensino Superior, Ciência e Cultura na 20ª edição do programa "Página do Governo", sexta-feira, 17 de abril, às 20:00, na RTTL e nas plataformas digitais

Qua. 15 de abril de 2026, 15:00h
WhatsApp Image 2026-04-15 at 14.43.45

O ministro José Honório destaca as principais orientações e desafios da política nacional para o ensino superior, a ciência e a tecnologia numa entrevista que será transmitida na sexta-feira, às 20:00.  WhatsApp Image 2026-02-10 at 11.13.35 (1) WhatsApp Image 2026-02-10 at 11.13.37 WhatsApp Image 2026-02-10 at 11.13.36 (1) WhatsApp Image 2026-02-10 at 11.13.36

Durante a conversa, o governante enfatizou a necessidade de melhorar a qualidade do ensino universitário, apontando o reforço da qualificação dos professores como um pilar essencial para garantir uma educação mais sólida e competitiva. Salientou ainda a importância de promover a igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior, assegurando que mais jovens possam beneficiar da formação académica em todo o país.

Outro ponto central abordado foi o reforço da ligação entre as instituições de ensino e o setor produtivo, com o objetivo de alinhar a formação académica com as necessidades do mercado de trabalho e impulsionar o desenvolvimento económico nacional.

A entrevista também abordou a coordenação e a regulamentação do sistema de ensino superior, destacando os esforços em curso para garantir maior eficiência e qualidade nas instituições. O ministro ainda se referiu à expansão do ensino técnico superior em várias regiões como forma de descentralizar o acesso à educação e promover o desenvolvimento regional.

A nível internacional, José Honório falou sobre a cooperação académica e científica, reforçando a importância das parcerias estratégicas para a troca de conhecimento, a inovação e o fortalecimento da capacidade institucional.

A entrevista completa será transmitida esta sexta-feira, às 20:00, oferecendo uma visão abrangente das prioridades e estratégias do governo para o futuro do ensino superior no país.

Promovido pelo Gabinete do Porta-Voz do Governo, liderado pelo Ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Agio Pereira, o programa "Página do Governo" é produzido em parceria com a Rádio e Televisão de Timor-Leste e os órgãos de comunicação social nacionais. Apresentado por Nélia Chaves e com Ika Moniz como produtora executiva, "Página do Governo" é um espaço de diálogo institucional, com foco no interesse público, para garantir o acesso da população às principais ações e decisões do executivo.

   Topo