O Primeiro-Ministro, Kay Rala Xanana Gusmão, visitou, no dia 22 de junho, a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, onde reiterou o compromisso de Timor-Leste com o fortalecimento da organização, a cooperação multilateral e a unidade entre os Estados-Membros.

À chegada ao Palácio Conde de Penafiel, o Chefe do Governo foi recebido pela Secretária Executiva da CPLP, Embaixadora Maria de Fátima Jardim. Posteriormente, decorreu uma sessão solene entre o Primeiro-Ministro, a Secretária Executiva da CPLP e os Representantes Permanentes dos Estados-Membros junto da organização.
A visita realizou-se no contexto da Presidência Pro Tempore da CPLP exercida por Timor-Leste desde dezembro de 2025 e num ano em que a comunidade lusófona assinala o 30.º aniversário da sua criação. Durante os encontros, foram abordadas questões relacionadas com a mobilidade no espaço da CPLP, o aprofundamento da cooperação económica, o reforço da cooperação ligada aos oceanos e a aproximação da organização a outras regiões estratégicas, nomeadamente à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
Na sua intervenção, Kay Rala Xanana Gusmão destacou que “neste aniversário reafirmamos o nosso compromisso com a unidade na diversidade e reforçamos os laços históricos, culturais e políticos que unem os nossos povos de língua portuguesa”.
O Primeiro-Ministro sublinhou ainda a relevância do multilateralismo e da cooperação internacional, referindo que “hoje, tivemos ainda a oportunidade de refletir sobre a importância do multilateralismo, do diálogo e da cooperação para o desenvolvimento dos nossos povos num contexto internacional marcado por incertezas e instabilidade”.
Durante a visita, a Secretária Executiva da CPLP, Maria de Fátima Jardim, enalteceu a liderança de Timor-Leste na condução da Presidência Pro Tempore e destacou o processo de elaboração da Visão Estratégica da organização para o período 2027-2033. Foram igualmente discutidos temas relacionados com a cooperação nas áreas da cultura, segurança alimentar e nutricional, educação, ciência e tecnologia, inovação, ambiente, clima e economia azul, bem como questões ligadas à modernização institucional e à representatividade nos processos de recrutamento do Secretariado Executivo.
O Primeiro-Ministro reafirmou a disponibilidade de Timor-Leste para continuar a trabalhar com todos os Estados-Membros e observadores da CPLP e anunciou a realização da XXXI Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da organização, prevista para agosto de 2026, em Díli.
No final da visita, Kay Rala Xanana Gusmão assinou o Livro de Honra da CPLP e prestou declarações à comunicação social.
O Primeiro-Ministro esteve acompanhado pelo Ministro da Justiça, Sérgio da Costa Hornai, pela Ministra da Educação, Dulce de Jesus Soares, pela Representante Permanente de Timor-Leste junto da CPLP, Natália Carrascalão, pelo Embaixador de Timor-Leste em Portugal, Manuel de Araújo Serrano, pela Chefe do Gabinete do Primeiro-Ministro, Elizabeth Exposto, e por Inês Araújo Gonçalves.